11/02/13

Se o assunto é Cancro:

Nem sei que mais vos diga.

5 comentários:

  1. Eu trabalho com vacinas anti-cancro e células dendríticas, e sim, pode ajudar em conjunto com outros tratamentos e temos muito bons resultados em termos de aumento de sobrevivencia, mas não a longo prazo, e se fosse tao milagroso, o "pai" das células dendríticas, Ralph Steinmann, o nobel que morreu 3 dias antes de o receber, nao teria morrido na mesma apesar de se ter tratado com as células que descobriu, apesar de ter prolongado o tempo de vida (coisa que se esquecem de referir no site da clínica).

    ResponderEliminar
  2. p.s. o que quis dizer não é que não resulte e com muito bons resultados em certos casos, mas sempre em combinaçao e/ou depois de outros tratamentos.

    (odeio a word verification)

    ResponderEliminar
  3. De qualquer forma a imunoterapia vai sendo cada vez mais usada como tratamento complementar, e imagino que estes tratamentos possam eventualmente chegar a portugal, especialmente vacinas anti-cancro que possam ser administradas a toda a gente, e não pelo método "adoptive transfer" em que se tem de criar uma vacina específica para cada doente com as próprias células, razão pela qual se torna um processo moroso, muito caro, e de difícil aplicaçao generalizada - nao há infraestruturas para criar simultameamente as vacinas individuais para milhares de doentes ao mesmo tempo.
    Da mesma forma, há ainda grande margem de progressão e melhoria destas vacinas, daí que eu, que trabalho num projecto semelhante e tenho acesso aos papers e ensaios clínicos, tenho alguma relutancia em acreditar no sucesso total destes tratamentos por si só.

    ResponderEliminar