11/04/12

Paz à minha alma!

Vi ainda agorinha este post da Triss e decidi-me a comentar uma coisa que já andava para arriscar há algum tempo mas que de tão batida por essa blogosfera fora nos últimos anos (pelo menos nos blogues e sites que sigo relacionados com design ou afins) fui deixando de parte.

Há uns meses decidi experimentar o que há uns anos via, cada vez com mais insistência, nas minhas leituras cibernéticas: organizar os livros por cor.
- AAAaaaah! Heresia!! :D

Confesso que da primeira vez que vi a coisa sugerida achei que não deviam estar bons da cabeça!.. Tinha lá algum jeito? Procurar os livros devia ser uma epopeia!...
Com o passar do tempo a coisa começou a parecer fazer algum sentido e o lado puramente estético apelava-me.
Costumava ter os livros organizados por género, tema e autor. Mas cheguei à conclusão de que tenho uma boa memória visual de cada um e que a procura por cor não deveria ser um problema...

E, depois, o contra-senso! Organizar pela imagem a literatura? (Pior ainda para os puristas: misturar a literatura com a não-literatura, seja lá o que isso for, enteja lá onde estiver a linha que as separa...)

Só a ideia de imaginar criaturas horrorizadas, daquelas que julgam as pessoas pelos livros que lêem - pior, que correm a verificar-lhes as estantes quando lhes entram em casa - deu-me o impulso catalisador que faltava.

Assim, em duas horas mudei a estante (levei duas horas porque esvaziei a estante e a troquei de sítio, fiz umas experiências com alguns móveis para lá e para cá antes de voltar a por tudo no mesmo lugar...) e passei a ter dois grupos de livros (os meus em cima, os das miúdas em baixo) num dégradé delicioso.

Para as miúdas foi uma revolução e descobriram uma data de livros nunca antes lidos.
Para mim a coisa funciona na perfeição e relaxa-me de uma maneira inesperada: porque me descansa!
Limpou-me o campo de visão, acabou com o ruido (visual)!
É que, sabem, longe há-de estar o dia em que eu passe mais tempo à procura de livros do que a olhar para eles!




Imagens daqui, onde poderão encontrar outros argumentos em defesa da organização dos livros por cor.
A mim basta-me esse meu último.

1 comentário:

  1. Interessante.. dá-me um bocado de comichão, mas interessante... pode ser que experimente:-)

    ResponderEliminar